quarta-feira, 10 de março de 2010

Para quem deseja começar a emagrecer

Nesse assunto tenho alguma experiência, pois já conheci vários casos de sucesso e fracasso, já tentei ajudar muitas pessoas, algumas vezes minha tentativa funcionou, mas muitas vezes não.
Uma frase que adoro, da Lucília Diniz, que admiro muito, é que: "muitas pessoas querem ser emagrecidas, mas não querem emagrecer". Isto significa que as pessoas querem uma mágica que as faça perder peso, sem precisar fazer absolutamente nada, nenhuma modificação na sua rotina. Outra coisa que eu sempre digo: a gente só consegue emagrecer, quando a nossa vontade de emagrecer for maior que a vontade de comer bobagem. Por isso, cada um tem o seu momento, aquele momento que se chega na frente do espelho e se diz para a imagem refletida: CHEGA!
Para algumas pessoas demora demais pra cair a ficha, esperam ter um derrame, um infarto, outras nem assim e acabam no óbito...
Mas nesse ponto, nem eu, nem nutricionista, nem endocrinologista, ninguém pode ajudar, é uma vontade, uma atitude que vai da pessoa, infelizmente me entristece em dizer que não posso ajudar quem não quer se ajudar, mas é a mais pura verdade.
E sabe de uma coisa, isso vale pra tudo na vida. Qualquer objetivo que tenhamos, somos nós que temos que lutar para acançá-lo.
A ajuda de amigos, familiares, o apoio emociona e psicológico ajuda bastante, mas é uma percentagem muito pequena do que é necessário para se ter sucesso. O trabalho duro é conosco. Grupos de ajuda, com pessoas que passam ou passaram pelas mesmas situações ajuda bastante, pois o problema que hoje enfrentamos, outro pode ter enfrentado algum dia, e pode nos dar dicas de como vencer as barreiras.
A luta contra a obesidade também necessita de informação, às vezes por crerem em mitos e seguitem dietas absurdas achando que são maravilhosas, a pessoa além de não emagrecer adoece.
Aos poucos vou colocando aqui algumas coisas que aprendi, pretendo um dia escrever um livro a respeito, tamanha a quantidade de informação importante sobre o assunto.
Mas posso afirmar com toda certeza porque presenciei: não importa se você tem 70 ou 150kg, se você quiser pode mudar isto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...