segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mecanismo de formação do pânceps

Durante as minhas pesquisas sobre emagrecimento, aprendi algumas técnicas interessantes. Para aprender como tudo isso funciona, tive que compreender o funcionamento do nosso organismo, da absorção dos nutrientes, etc. Uma das minhas preocupações era a barriga. Minha barriga demorou a sumir. Teve uma época que eu tava toda magrinha e só aquela pancinha de shops ridícula. Daí comecei a pesquisar sobre maneiras de eliminá-la, e ontem eu estava tentando explicar pra mãe, eu como não sei explicar direito não sei se ela entendeu rsrs. Mas ela me fez perguntas interessantes de coisas que eu mesma tinha dúvida no início. 
Minhas conclusões não são minhas na verdade, são baseadas em pesquisas que fiz na internet sobre o assunto, e como testei em mim mesma e constatei que funciona, concluí que são verdadeiras.
Bom, é meio científico o negócio, mas é mais ou menos assim. Nosso mecanismo de engordar e emagrecer é um balanço de energia (olha a Engenheira falando). Se consumimos mais "combustível" (comida) do que gastamos, essa energia restante é acumulada em forma de gordura sob nossa pele em forma dos pneusinhos. Caso diminuírmos a quantidade de combustível e/ou aumentarmos o gasto de energia, o pneusinho acumulado é transformado em energia para suprir a falta de combustível, e emagrecemos, simples assim.
Vamos supor que eu gaste 1300 kcal por dia nas minhas atividades. Se eu comer 2000 calorias por dia, engordo, se comer 1000 emagreço. Se eu comer as 1300 e fizer uma hora de atividade física que gaste 300 kcal, emagreço também, e assim por diante.
Só que a gordurinha que vai ser queimada se gastarmos mais do que comemos, e que vamos acumular se comermos mais do que gastarmos, depende de duas coisas principais: nossa genética e nossa alimentação. A proporção de carboidratos, gorduras e proteínas que consumimos diariamente exerce influência sobre nossa composição coporal. Difícil né? Deixa eu tentar facilitar. 
Uma pessoa que come pouco, menos do que gasta, mas que no total de calorias que come por dia a maioria vêm de pão, biscoito, arroz, macarrão, etc, vai ter dificuldade de perder barriga. Daí acontece o que aconteceu comigo, a pessoa não emagrece proporcionalmente, perde perna, bunda, braço, e um pouco de barriga, mas um pouco de barriguinha sempre fica lá incomodando.
A explicação para isso é a seguinte. Quando comemos uma grande quantidade de carboidratos (pão, biscoito, doce, macarrão, batata, etc) a concentração de glicose no nosso sangue aumenta, e a insulina também, para empurrar esse açúcar para dentro das nossas células. A isulina, entre outras funções, é um hormônio responsável pelo estoque de energia na forma de gordura na região da cintura, que é chamada de gordura visceral. Isso foi descoberto a pouco pelos cientistas, da relação entre a insulina e a gordura visceral. 
Então se a pessoa come menos do que gasta, e procura diminuir a quantidade de carboidrato e aumentar a de proteína, ela provavelmente quando emagrecer vai eliminar a gordurinha da cintura. É claro que existem outros fatores, como a genética, têm pessoas que possuem uma pré-disposição a criar mais barriga pela genética, mas usando essa técnica de diminuir a quantidade de carboidrato sempre ajuda.
Outra coisa importante é trocar os carboidratos refinados pelos complexos. Isso significa comer pão integral, arroz integral, aveia, e tudo que for integral e tiver muitas fibras. As fibras presentes nesses carboidratos complexos dificultam a digestão, o que faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, tornando a liberação de insulina constante. São os picos de insulina os maiores causadores da barriguinha.
Mas daí mamãe me perguntou? E aquelas pessoas que comem um boi por uma perna, um montão de pão e não engordam? Daí vem aquela velha história da genética. Algumas pessoas possuem um metabolismo aceleradíssimo e por mais que comam, seu organismo queima tudo com facilidade. Mas como nós somos meros mortais e não temos essa facilidade, temos que ter mais cuidado. Se a pessoa come menos do que gasta, não importa o que ela come, se pão, se alface, desde que some menos calorias do que ela gasta, ela vai emagrecer. Mas onde ela vai emagrecer depende do que ela come. Se vai perder barriga, coxa, braço, bumbum, isso sim vai depender da proporção de que falei anteriormente. Não sei se facilitei ou se dificultei as coisas, mas a explicação é essa, e funciona, quando diminuí carboidratos perdi 5 cm de cintura rsrs.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...